terça-feira, 24 de setembro de 2013

A história da cidade de Itanhém-BA




Itanhém é um topônimo derivado do tupi-guarani que significa bacia de pedras, a padroeira é Nossa Senhora do Itanhém ou Nossa Senhora D'Ajuda do Itanhém, e sua festa ocorre no dia 15 de agosto, geralmente no parque de exposição. Possui uma área de 1 445,063 km², uma média de 20 199 habitantes, uma densidade de 13,98 hab./km² e uma altitude de 210 m.
 Antes era habitada pelos índios Machacalís e começou a ser povoada a partir dos anos de 1918 e 1924 por descendentes de Minas Gerais da cidade de Umburana, atraídos pela existência de terras férteis, pelo aparecimento de pedras preciosas, pela existência de uma planta medicinal por nome de Poaia, usada no combate a tosse, bronquite, coqueluche e disenteria amébica e por outros fatores que poderiam proporcionar benefícios a eles.
O terreno para a formação do Povoado de Água Preta, na margem do rio do mesmo nome, foi doado pelo senhor Simplício Binas, posseiro no local e considerado o fundador da Cidade em data aproximada de 1912 a 1920. Ele e a sua família se apossaram das margens do rio  Água Preta, fazendo grandes lavouras no local onde hoje está situada a Rua Medeiros Neto, a primeira de Itanhém.
Em 1930, chegou nesta terra o senhor Sady Teixeira Lisboa com sua família, trazendo peças de variados cortes de tecidos nos lombos dos animais. Logo ele abriu uma loja na Rua Medeiros Neto. Sady também era um grande comprador de poaias e de peles de animais silvestres.
Em 1930, foi criado o distrito de Nossa Senhora do Itanhém, com este nome por conta do rio Itanhém que corta o município, e subordinado ao município de Alcobaça pelo decreto estadual nº 7129, de 15 de dezembro  de 1930.
Pelo decreto-lei estadual nº 11089, de 30 de novembro de 1938 o distrito de Nossa Senhora do Itanhém, passou a denominar-se simplesmente Itanhém. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Itanhém, pela lei estadual nº 1031, de 14 de agosto de 1958, desmembrado de Alcobaça. Constituído de três distritos: Itanhém, Batinga e Ibirajá, foram todos desmembrados do município de Alcobaça, tornando-se o distrito de Itanhém a sede do Município (IBGE).


Itanhém-BA


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escola Municipal Simplício Binas


Colégio Simplício Binas


A origem do seu nome deve-se ao fundador deste município, o mineiro Simplício Binas. As obras foram iniciadas no dia 12 de outubro de l964, tendo a sua conclusão no final do ano de 1965. Sua inauguração deu-se em 14 de abril de 1966.







Sady Teixeira Lisboa


Sady Teixeira Lisboa


Primeiro prefeito de Itanhém, é uma das personalidades históricas da cidade, nascido no dia 6 de abril de 1910 na cidade mineira de Almenara, e falecido em 29 de fevereiro de 1978, em Salvador.

Durante o seu governo foi responsável por uma boa parte da evolução da mesma, foi eleito em duas eleições, a primeira em 1958 e a segunda em 1966.Tanto fez, que em homenagem à sua pessoa, uma das avenidas de Itanhém tem por nome Sady Teixeira Lisboa.



Avenida Sady Teixeira Lisboa



Terminal Rodoviário de Itanhém



Está situado à Praça Otávio Mangabeira, foi inaugurado em 30 de Setembro de 1992 pelo prefeito Manoel Batista conhecido pelo apelido de Neco, tendo como vice a pessoa de  Raimundo Caíres. Boatos informam que este mesmo terminal será transferido para a área onde está situado hoje o Mercado Municipal de Itanhém.

Interior do Terminal Rodoviário


Terminal Rodoviário









22 comentários:

  1. gostei muito da historia mais fiquei triste porque não falar sobre .o meu avo antonio grosso de oliveira. ele chegou ai em 1912 o primeiro menino que naseu em agua preta foi meu pai . ele naseu em 1929 eu também naçi ai em 1953

    ResponderExcluir
  2. Gostei, muito da história só que eu gostaria que falassem um pouco sobre a Escola Municipal São Bernardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanci nessa cidade e nunca vou esquecer os meu familiares e a minha segunda família Nair Sales Braga e o senhor Dadá esses e o senhor ze cuca essas pessoas que mim e inesquecível que família maravilhosa e o meu pai e mãe ze bonitinho e dona desinha serja todos vcs onde estiver sempre será inesquecível e sa famílias

      Excluir
  3. Pr.Jurandir Pereira Nunes,nasci aí na região e fui registrado na cidade,só que eu hoje moro em são paulo,há mais de trinta anos,espero de um ir aí para conhecer os moradores dessa cidade..

    ResponderExcluir
  4. saudades muita saudades ha 23 anos atras que eu sair dai pra morar em saõ paulo

    ResponderExcluir
  5. Nasci na cidade de Ibirajá. Me criei em São Paulo, hoje moro em Porto Velho/Rondônia. Pretendo aparecer por estas bandas em breve.
    Alguém querendo, pode me mandar mais informações, tais como: Hotel, pousada ou local onde posso me acomodar, bem como os valores das hospedagens.
    Um abraço a todos os meus conterrâneos.
    Boa tarde.
    Meu E-mail: pedrofran.ro@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu.amigo estive lá en 08.07.2018.lá tem. Duas.posadas. muito. Barato. 20.reais. A diária.
      De verte. A rodoviária.. Meu.nome.Arlindo José Rodrigues filho. Morro. En.limeira. s.p.fone 02119.994099079.liga para mi.ficá com deus MEU amigo

      Excluir
  6. Atualização de dado: o topônimo Itanhém não significa peda oca nem bacia de pedra, mas pedra que fala. Vem sim do tupi-guarani, onde ita= pedra e nhem= conversa, fala. Então, Pedra que fala é mais autêntico e justo ao linguajar indígena.

    ResponderExcluir
  7. Nelson Rocha Sobrinho3 de agosto de 2016 às 09:09

    Nasci nesta bela cidade, em 1959.Tenho belas recordações da minha infância que vivi até 1975, posteriormente me mudei pra outro estado. Os pic-niques na cachoeira do Sr. Antero! O esporte voley surgindo pra quebrar a hegemonia do futebol, tenho orgulho de pertencer a esta geração!!!!! Parabéns pela história!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Itanhém, muitas histórias! O Sr Antero Santana era meu avô!Saudades!

      Excluir
    2. Olá Erivan, você é filho da dona Santa? Trabalhou com a família do Sr. Sady Teixeira. Dona Santa morava em Itanhaém e se mudou para Teixeira de Freitas. Se for quem eu procuro, pode enviar mensagem para mariacatarinanovais@gmail.com Obrigada

      Excluir
  8. Adorei saber a história da Cidade onde minha mãe nasceu e viveu até os 11 anos de idade.
    Mas ficaria ainda mais feliz si alguém tivesse informação sobre a história de meus avós Hermínio Antônio Vianna e Jovita Rodrigues da Cruz que entre 1949 e 1960 viveram na Fazenda Água Preta.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Preciso de um poema sobre essa cidade

    ResponderExcluir
  11. Eu Arlindo jose Rodrigues filho
    .filiação de Arlindo jose Rodrigues e Leontina Pereira Rodrigues. Avós. Joaquim Pereira e.senhora Pereira. Mudei para Iepê. SP. Agora mór en limeira. SP.meus Tiu. E.tia.nega.Antônio. Valdenor. Já. F.d.irani Pereira.. Roqueta..primos. Gi.te.nildo.Beto. coité. Linda cidade. De.Itanhaém. b.a.

    ResponderExcluir
  12. Eu nasci nessa cidade, sai quando tinha 3 anos de idade. Voltei pra conhecer minha tetra Natal as 19 anos. Olhando os vídeos e fotos não consigo identificar a praça que tirei algumas fotos. Alguém tem fotos da pracinha que fica no centro pra me enviar?

    ResponderExcluir
  13. O prezado Historiador, esqueceu de citar o nobre Veriador Doliro.O cara que botou o rajado pra cima.Pra quem não sabe o Rajado fica perto de Itanhém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Dolirio Rodrigues dos Santos, um verdadeiro coronel, e fundou o Rajado( santa Rita ) que é esposa

      Excluir
  14. Umas famílias e inesquecível família açúcar Nair Sales Braga senhor Dadá e meus pais ze.bonitinho senhor ze.cuca

    ResponderExcluir
  15. uma. Cidade muito linda e. Legal para viver melhor


    ResponderExcluir
  16. Eu nasci no município de Itanhem, antiga fazenda Nova aliança dos meus pais,hoje moro em São Paulo sp. Retornei à cidade três vezes de férias. Tenho vontade de morar à aí.

    ResponderExcluir